Lá vem o pato
Pata aqui, pata acolá
La vem o pato
Para ver o que é que há
O pato pateta
Pintou o caneco
Surrou a galinha
Bateu no marreco
Pulou do poleiro
No pé do cavalo
Levou um coice
Criou um galo
Comeu um pedaço
De jenipapo
Ficou engasgado
Com dor no papo
Caiu no poço
Quebrou a tigela
Tantas fez o moço
Que foi pra panela
terça-feira, 13 de maio de 2014
segunda-feira, 27 de janeiro de 2014
Curiosidades
Ei, você ai, é você mesmo! Você sabia que o pato é a única ave capaz de voar, nadar e andar razoavelmente. Além disso, o pato é o único animal que consegue dormir com metade do cérebro e manter a outra em alerta. Possui perfeito senso de direção e comunidade.
O pato tem uma boa longevidade, podendo viver até 15 anos, é um animal de dupla aptidão, ou seja, usado na produção de ovos e carnes.
A pata chega a pôr 100 ovos ao ano e são maiores que os ovos de galinha, além disso vivem em regime de semi liberdade e não tem uma alimentação restrita, comendo caracóis, rações, ervas etc.
O pato tem uma boa longevidade, podendo viver até 15 anos, é um animal de dupla aptidão, ou seja, usado na produção de ovos e carnes.
A pata chega a pôr 100 ovos ao ano e são maiores que os ovos de galinha, além disso vivem em regime de semi liberdade e não tem uma alimentação restrita, comendo caracóis, rações, ervas etc.
E eles ainda chegam a pesar 6 quilos.
Como Cuidar de Filhotes de Pato
Como Cuidar de Filhotes de Pato
Filhotes de pato que tenham acabado de sair de seus ovos precisam de um ambiente quente e seguro para crescerem fortes e saudáveis. Se você criar um ambiente livre de perigos e fornecer muita comida e água a eles, seus curiosos e brincalhões patinhos conseguirão bambear e nadar por conta própria rapidamente. Aprenda como fazer os patos se sentirem em casa, alimentá-los com o que eles gostam e mantê-los em segurança.Método 1 de 3: Fazendo uma Casa
1 Encontre um ninho. Após os patos terem saído dos ovos e passarem 24 horas se acostumando ao ambiente, eles estarão prontos para ir ao ninho. Recipientes plásticos, caixas de papelão e aquários de vidro grandes podem funcionar para esse propósito.
- A caixa deve ter um ótimo isolamento, visto que os patinhos precisam se aquecer. Não escolha uma caixa com muitos buracos nos lados ou nos fundos.
- Revista o fundo da caixa com raspas de madeira ou toalhas velhas. Evite usar jornal ou qualquer outro material escorregadio. Os patos ainda cambaleiam durante as primeiras semanas após o nascimento, podendo escorregar facilmente em superfícies como plástico ou jornal.
2 Instale uma lâmpada. Patinhos precisam permanecer muito quentes durante as primeiras semanas; portanto, dê a eles a chance de se acostumarem ao ar frio da natureza. Compre uma lâmpada e instale-a no topo da caixa.
Certifique-se de que a lâmpada não esteja muito perto dos patinhos. Isso poderia esquentá-los demais; ou, se eles tocassem a lâmpada, poderiam se queimar. Eleve a lâmpada usando blocos de madeira ou outro item do gênero caso esteja usando uma caixa rasa.
- Quanto mais os patos crescerem, menos precisarão de calor. Eleve a lâmpada ou utilize opções menos quentes quando eles pararem de dormir debaixo dela. Certifique-se de que parte do ninho esteja longe do calor para que eles tenham um lugar para se esfriarem quando necessário.
- Método 2 de 3: Fornecendo Água e Comida
- Encha o fundo do pote com pedras ou bolinhas para torná-la segura caso ache ele profundo demais para os patos.
- Troque a água diariamente para garantir que os patos não fiquem doentes por beberem água suja2 Alimente os patinhos com rações específicas. Os filhotes não comem durante as primeiras 24 horas de suas vidas, visto que ainda estão absorvendo nutrientes da gema do ovo de onde saíram. Após isso, eles comecem a comer migalhas para filhotes – grãos muito pequenos encontrados em agropecuárias. Compre um alimentador plástico, preencha-o, e coloque-o no ninho.
- Se os filhotes parecerem comer lentamente, tente adicionar um pouco de água à comida para facilitar a ingestão dela. Você pode adicionar uma pequena quantidade de açúcar na água pelos primeiros dias para dar um bom início aos filhotes, fornecendo-lhes energia.
- Certifique-se de que os patos sempre tenham acesso à comida. Eles precisam comer sempre que sentirem fome por crescerem tão rápido nesse momento inicial. Eles também precisam de água para engolir direito a comida; portanto, mantenha a tigela de água sempre cheia.
- Patos muito fracos podem precisar de uma nutrição extra à base de gema antes de estarem prontos para as migalhas. Alimente-os com um pouco de gema amassada até eles se interessarem mais pelas migalhas.
- Após dez dias, os patos estarão prontos para refeições maiores. Você pode comprar rações em agropecuárias.
- Quando os patinhos se tornarem adultos, após 16 semanas, eles estarão prontos para rações para adultos.
3 Evite alimentar os patinhos com comidas que não sejam específicas para eles. Muitos alimentos que humanos comem, como pães, não fornecem os mesmos nutrientes que os filhotes precisam, podendo até deixá-los doentes. Eles podem comer frutas muito bem picadas e vegetais como lanches, mas certifique-se de que a refeição principal seja ração para patos.
- Não dê ração para pintinhos aos filhotes de pato. Ela não tem a carga nutricional correta para os patos.
- Jamais use rações medicadas para patos. Eles podem causar danos nos órgãos. Método 3 de 3: Transformando Filhotes em Patos Saudáveis
- Faça uma pequena piscina com uma bandeja para rolo de tinta. O declive na bandeja cria uma pequena rampa que ajuda os patinhos a saírem da água com segurança.
- Não permita que os patos nadem por muito tempo para que eles não se resfriem. Quando eles terminarem de nadar, seque-os gentilmente e devolva-os ao ninho para que possam se aquecer.
- Você também pode permitir que eles se sentem em uma almofada térmica quente coberta por uma toalha limpa durante alguns minutos.
- Os patos poderão nadar sem sua supervisão quando ficarem completamente cobertos pelas suas penas adultas e impermeáveis. Dependendo do tipo de pato, penas completas devem aparecer após 9-12 semanas.
2 Fique de olho nos patos mais velhos. Certifique-se de que os filhotes sejam supervisionados o tempo todo enquanto aprendem a nadar e criam penas adultas. Patos mais velhos que dividem o mesmo lago ou fonte de água podem tentar afogar ou matar os filhotes.3 Proteja os filhotes contra predadores. Certifique-se de que nenhum animal possa alcançar seus filhotes caso você esteja cuidando deles numa garagem ou num estábulo. Cães, raposas e até mesmo grandes pássaros predatórios poderiam machucar seus filhotes caso você não seja cuidadoso.
- Até mesmo patos criados dentro de casa precisam ser mantidos em segurança contra cães e gatos.
- Assim que os filhotes saírem do ninho para um ambiente maior, certifique-se de que predadores não possam invadir o local.4 Não permita que eles fiquem muito dependentes. É tentador acariciar os doces e fofinhos patos, mas isso pode deixá-los muito dependentes. Para garantir que seus filhotes sejam adultos independentes e saudáveis, observe-os brincando entre si, mas não participe muito da brincadeira.5 Leve os patos para um espaço maior. Assim que eles estiverem muito grandes para o ninho, mova-os para um canil grande ou uma cabana com porta trancável. Alimente-os com ração para adultos e permita que eles passem seus dias nadando e mergulhando num lago. Certifique-se de levá-los de volta ao abrigo durante a noite para mantê-los em segurança. Dicas
- Não alimente os patos com cebolas, sementes para pássaros selvagens ou de gaiola, ou qualquer tipo de pão. Você pode alimentá-los com rações para filhotes, ervilhas, milho, feijões verdes, feijões lima, cenouras cozidas, ovos assados, tomates, grilos, minhocas, peixes pequenos, grama, leite e ração de peru.
- Não tente alimentar os patos com bagas ou uvas.
- Chame o veterinário ou consulte tratamentos em uma fonte online confiável caso os patos fiquem doentes.
- Mantenha os patos longe de cães e gatos caso tenha esses animais de estimação em casa.
- Depois que os patos estiverem na lagoa ou fonte de água, você pode começar a jogar rações de cachorro ou alimentos flutuantes para peixes em pequenas quantidades. Mude a dieta básica deles dando-lhes rações puras para aves marinhas ou ração para aves domésticas. Avisos
- Jamais alimente os filhotes com rações medicadas.
- Jamais permita que os patos saiam do ninho sozinhos, pois animais selvagens podem machucá-los.
- Jamais permita que seus patos nadem sozinhos.
- Sempre tenha uma fonte limpa de água perto do pote de alimentos. Patos não podem engolir alimentos apropriadamente sem água. Materiais Necessários
- Uma caixa de ninho
- Uma lâmpada para ninhos
- Feno ou toalhas limpas
- Migalhas para filhotes e alimentador de plástico
- Uma tigela rasa de água
- Uma bandeja para rolo de tinta Obrigado e espero ter ajudado, Informações pegas do site: http://pt.wikihow.com/ Direto a pasta destas informações: http://pt.wikihow.com/Cuidar-de-Filhotes-de-Pato ;)
- 1 Coloque uma tigela de líquidos dentro do ninho. Use uma tigela muito rasa, que permita que os patos mergulhem seus bicos, e não as cabeças inteiras. Patos gostam de limpar suas narinas enquanto bebem; porém, eles podem se afogar escalando no pote se você der a eles acesso a águas mais profundas.
Sobre o Pato
Classe: Aves
Ordem: Anseriformes
Família: Anatídeos
Ordem: Anseriformes
Família: Anatídeos
Anatídeos são aves geralmente menores que os anserídeos (gansos e cisnes) e são encontrados tanto em água doce como salgada.
Os patos alimentam-se de vegetais, moluscos e pequenos invertebrados e algumas espécies são aves migratórias.
Na maioria das espécies, os machos tem a cor das penas mais vistosa.
O pato é o único animal que consegue dormir com metade do cérebro e manter a outra acordada. Possui um bom senso de direção e comunidade.
Obrigado, e espero que vocês tenham matado a curiosidade ;) Estarei sempre a disposição. Dúvida? é só falar!
sexta-feira, 24 de janeiro de 2014
A História de Uma Pata e Seus Filhotes.
Era um vez...
Era uma vez... um lindo patinho chamado Pateta que um dia morreu!
E o que restou foi uma coxa de pato sem graça e sem gosto, mas eu comi
The End
Assinar:
Postagens (Atom)